quinta-feira, 22 de maio de 2008

MACHADO DE ASSIS, O GÊNIO DA LITERATURA BRASILEIRA .


CONSIDERADO O MAIOR ESCRITOR DA LITERATURA BRASILEIRA, MACHADO DE ASSIS É AUTOR DE IMPRESSIONANTE OBRA, QUE TRAÇA UM RETRATO CRÍTICO DA SOCIEDADE DO SÉCULO XIX E ANTECIPA QUESTÕES ATUAIS.
JOAQUIM MARIA MACHADO DE ASSIS NASCEU NO RIO DE JANEIRO, EM 21 DE JUNHO DE 1839, FILHO DE FRANCISCO JOSÉ MACHADO DE ASSIS, PINTOR DE PAREDES CARIOCA DESCENDENTES DE ESCRAVOS MULATOS ALFORRIADOS, E DE SUA MULHER LEOPOLDINA, LAVADEIRA PORTUGUESA DA ILHA DE SÃO MIGUEL.
DE FAMÍLIA HUMILDE, TEVE UMA INFÂNCIA DIFÍCIL NO MORRO DO LIVRAMENTO, ONDE FOI CRIADO. ERA EPILETICO E TINHA SAÚDE FRÁGIL. PARA PIORAR PERDEU A MÃE CEDO E DEPOIS A IRMÃ MAIS NOVA. FOI COROINHA, AUXILIANDO O PADRE NA IGREJA DA LAMPADOSA, SEM TER RECURSOS PARA FREQUENTAR BOAS ESCOLAS SE DEDICOU A ESTUDAR COMO PÔDE.
AINDA NÃO TINHA COMPLETADO 16 ANOS QUANDO PUBLICOU O PRIMEIRO TRABALHO LITERÁRIO, NA REVISTA MARMOTA FLUMINENSE. NO NÚMERO DE 12 DE JANEIRO DE 1855, SAIU SEU POEMA "ELA".
APRENDEU A FALAR FRANCÊS, INGLÊS E ALEMÃO.
EM 1862 COMEÇOU A COLABORAR EM O FUTURO, ORGÃO DIRIGIDO POR FAUSTINO XAVIER DE NOVAIS, IRMÃO DE SUA FUTURA ESPOSA. PUNLICOU O VOLUME TEATRO, QUE SE COMPÕE DAS COMÉDIAS DAS COMÉDIAS O PROTOCOLO E O CAMINHO DA PORTA, EM 1863, EM SEU PRIMEIRO LIVRO DE POESIAS SAIU UM ANO DEPOIS, COM O NOME DE CRISÁLIDAS. EM AGOSTO DE 1869,O CHEFE E AMIGO FAUSTINO XAVIER DE NOVAIS MORREU. MENOS DE TRÊS MESES DEPOIS, NO DIA 12DE NOVEMBRO DE 1869, MACHADO DE ASSIS SE CASOU COM A IRMÃ DELE,A INTELECTUAL PORTUGUESA CAROLINA AUGUSTA XAVIER DE NOVAIS.
INCENTIVADO PELA MULHER, LANÇOU SEU PRIMEIRO ROMANCE, RESSURREIÇÃO EM 1872, INFLUENCIADO PELO ROMANTISMO.
EM 1881 SAIU O LIVRO QUE DARIA UMA NOVA DIREÇÃO A SUA CARREIRA LITERÁRIA: MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, QUE PUBLICARA EM FOLHETINS NA REVISTA BRASILEIRA, DE 15 DE MARÇO DE 1879 A 15 DE DEZEMBRO DE 1880,E MARCA O INÍCIO DO REALISMO NO BRASIL.DO GRUPO DE INTELECTUAIS QUE SE REUNIAM NA REDAÇÃO DA REVISTA BRASILEIRA SURGIU A IDÉIA DE CRIAR A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS (ABL), QUE MACHADO DE ASSIS APOIOU DESDE O INÍCIO. NO DIA 28 DE JANEIRO DE 1897, QUANDO SE INSTALOU A ABL, FOI ELEITO PRESIDENTE DA INSTITUIÇÃO, Á QUAL SE DEDICOU ATÉ MORRER.

LUGAR ÚNICO

MACHADO DE ASSIS OCUPA LUGAR ÚNICO NA LITERATURA BRASIELIRA. EM SUA ÉPOCA, FOI MUITAS VEZES CRITICADO POR NÃO ABORDAR AS QUESTÕES NACIONAIS. POSTERIORMENTE, NOVOS ESTUDOS FIZERAM UMA REAVALIAÇÃO DE SUA OBRA, QUE É VISTA AGORA COMO EXTREMAMENTE CRÍTICA E EXPRESSIVA DE TRANSFORMAÇÕES PROFUNADAS NA SOCIEDADE BRASILEIRA DO FIM DO SÉCULO XIX. SUA GENIALIDADE LEVA MUITOS ESPECIALISTAS A DIZER QUE MACHADO PODE SER MAIS COMPREENDIDO PELO LEITOR DE HOJE, QUASE 100 ANOS DEPOIS DE SUA MORTE, DO QUE POR SEUS CONTEMPORÃNEOS.
O LUGAR DIFERENCIADO DEVE-SE TAMBÉM Á IMPOSSIBILIDADE DE ROTULAR MACHADO EM UMA CORRENTE LITERÁRIA.SEUS PRIMEIROS ROMANCES, EM GERAL IDENTIFICADOS COM O ROMANTISMO, JA ESBOÇAM VÁRIOS DOS TEMAS QUE VIRIA A DESENVOLVER NAS OBRAS DITAS REALISTAS, COMO A LUTA PELA ASCENÇÃO SOCIAL, O PAPEL SUBALTERNO QUE A SOCIEDADE PATRIARCAL RESERVAVA À MULHER, O CIÚME ETC.E OS LIVROS DE SUA FASE MADURA, A PARTIR DE MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS, ANTECIPAM PROCEDIMENTOS E TEMAS QUE SÓ VIRIAM A SE DESENVOLVER PLENAMENTE NO MODERNISMO. EM VIRTUDE DISSO, CLASSIFICAR O AUTOR REALISTA PODE TER UMA FUNÇÃO DIDÁTICA, AO SITUAR A ÉPOCA EM QUE ELE ESCREVEU, MAS NÃO DÁ CONTA DA AMPLITUDE DE QUESTÕES QUE SUA OBRA COLOCA.
POR TODAS ESSAS RAZÕES, MACHADO DE ASSIS É CONSIDERADO O MAIOR ESCRITOR BRASILEIRO E UM DOS GRANDES AUTORES DA LITERATURA PORTUGUESA. SUA OBRA, QUE AINDA INSPIRA MUITOS ARTISTAS BRASILEIROS E ESTRANGEIROS, FOI ADAPTADA PARA A TV, O TEATRO E O CINEMA.

PRINCIPAIS OBRAS

ROMANCE
RESSURREIÇÃO(1872); A MÃO E A LUVA(1874;
HELENA(1876); IAIÁ GARCIA(1878);
MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS(1881);
QUINCAS BORBA(1891); DOM CASMURRO(1899);
ESAÚ E JACÓ(1904); MEMORIAL DE AIRES(1908).

CONTOS
CONTOS FLUMINENSES(1870); HISTÓRIAS DA MEIA-NOITE
(1873); PAPÉIS AVULSOS(1882); HISTÓRIAS SEM DATA
(1884); VÁRIAS HISTÓRIAS(1896); PÁGINAS RECOLHIDAS
(1899); RELÍQUIAS DA CASA VELHA(1906).

POESIA
CRISÁLIDAS(1864); FALENAS(1870);
AMERICANAS(1875).

TEATRO
DESENCANTOS(1861); QUASE MINISTRO(1862);
O CAMINHO E A PORTA(1863); O PROTOCOLO
(1863); DEUSES DE CASACA(1866); TU,SÓ TU,
PURO AMOR(1881); NÃO CONSULTES MÉDICO
(1896); LIÇÃO DE BOTÃNICA(1906)

NO LIMINAR

CAÍA A TARDE. DO INFELIZ A PORTA,
ONDE MOFINO ARBUSTO APRECIA,
DE TRONCO SECO E DE FOLHAGEM MORTA,

ELE QUE ENTRAVA E ELA QUE SAÍA
UM INSTANTE PARARAM; UM INSTANTE
ELA ESCUTOU O QUE ELE DIZIA;

-"QUE FIZESTE? TEU GESTO INSINUANTE
QUE LHE ENSINOU? QUE FÉ LHE ENTROU NO
PEITO
AO MAGO SOM DA TUA VOZ AMANTE?

"QUANDO LHE IA AO TEMPORAL DESFEITO,
DE QUE RAIO DE SOL O MANTIVESTE?
E DE QUE FLORES LHE FORRASTE O LEITO?"

ELA, VOLVENDO O OLHAR BRANDO E CELESTE,
DISSE:"-VARRE-LHE A ALMA DESOLADA,
QUEM NEM UM RAMO, UMA SÓ FLOR LHE RESTE!

"TORNA-LHE, EM VEZ DA PAZ ABENÇOADA,
UMA VIDA DE DOR E MISÉRIA,
UMA MORTE CONTÍNUA E ANGUSTIADA.

"ESSA É A TUA MISSÃO TORVA E FUNÉREA.
EU PROCUREI NO LAR DO INFORTUNADO
DOS MEUS OLHOS VERTE-LHE A LUZ ETÉREA.

"BUSQUEI FAZER-LHE UM LEITO SEMEADO
DE ROSAS FESTIVAIS, ONDE TIVESSE
UM SONO SEM TORTURA NEM CUIDADO."

"E POR QUE O CÉU MAIS SE LHE ENEGRECE,
TIVESSE ALGUM REFLEXO DE VENTURA
ONDE O CANSADO OLHAR ESPAIRECE,

"UMA RÉSTIA DE LUZ SUAVE E PURA,
FIZ-LHE DESCER À ERMA FANTASIA,
DE MEL UNGI-LHE O CÁLIX DA AMARGURA,

"FOI TUDO EM VÃO, FOI TUDO VÃ PORFIA,
A AVENTURA NÃO VEIO.A TUA HORA
CHEGA A HORA QUE TERMINA O DIA...

MACHADO DE ASSIS

Quem sou eu

Minha foto
PM Corporation Contato Msn: pm_2008rs@hotmail.com é só add ai poderemos nos conhecer melhor ainda.

Dê a sua nota para o nosso Blog